APLICAÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO ESPECIAL PARA A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA E DA INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-269Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão Escolar, Metodologias Ativas, Protagonismo Discente, Ensino-AprendizagemResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, com foco na promoção da inclusão escolar e do protagonismo discente na educação básica. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho teórico-bibliográfico, baseada na análise de publicações contemporâneas que tratam da aplicação prática dessas metodologias no contexto da educação especial. Busca-se evitar abordagens centradas nos fundamentos filosóficos das pedagogias ativas, como as formulações clássicas de Dewey, concentrando-se nas práticas e estratégias pedagógicas concretas, como sala de aula invertida, gamificação e aprendizagem baseada em projetos. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção de metodologias ativas favorece o desenvolvimento da autonomia dos estudantes com deficiência, amplia as possibilidades de participação nas atividades escolares e contribui para a construção de ambientes inclusivos. Conclui-se que, embora persistam desafios estruturais e formativos, a implementação de metodologias ativas oferece caminhos promissores para uma educação mais equitativa e responsiva à diversidade.
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