TREINAMENTO DE ALTA PERFORMANCE: EQUILÍBRIO ENTRE AS APLICAÇÕES DO COMPLEXO I X II

Autores

  • Elizabeth Matos de Souza
  • Luís Ernesto Gomes Castro

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov17n2-069

Palavras-chave:

Complexo I, Complexo II, Treinamento de Alta Performance, Equilíbrio

Resumo

A análise de jogo no voleibol é um instrumento fundamental na identificação de êxitos nas equipes e estabelecer equilíbrio, possibilitando a organização e estrutura dos treinamentos de acordo com as demandas competitivas. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar se a utilização de estratégias de treinamento de alta performance impacta positivamente o jogo e atletas a fim de alcançar um equilíbrio entre as aplicações do Complexo I e II. A metodologia adotada foi uma revisão integrativa de literatura de abordagem descritiva com os seguintes descritores: Complexo I, Complexo II, Treinamento de Alta Performance, Equilíbrio, nas plataformas de busca Scielo e Lilacs, com 06 publicações. Os resultados encontrados evidenciaram que os ajustamentos táticos que ocorrem em detrimento do nível de disputa entre as equipes, indicam a segurança e manutenção de um equilíbrio consistente entre os Complexos I e II, mas está condicionada a outras variáveis inerentes à construção ofensiva. Entre essas variáveis, pontua-se o Plano de Jogo mediado por um Modelo de Jogo, com procedimentos que os constituem. Conclui-se que os resultados apresentam implicações diretas para a organização do processo de treinamento, recomendando inserir exercícios específicos voltados aos Complexos I e II, capazes de aproximar as soluções táticas das particularidades dos adversários, ao mesmo tempo que se estimula a adaptabilidade e flexibilidade nas respostas táticas a fim de favorecer o desenvolvimento da adaptabilidade e da flexibilidade nas respostas táticas das equipes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, S. A. de. Periodização do Treinamento Esportivo: Entre a Ciência e a Prática do Personal Trainer. RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Ano I, v.1 2021

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 732, 2017.

CASTRO, Henrique O. et al. Constraints-led approach and training transfer in volleyball game complexes. Sports, Basel, v. 12, n. 2, p. 1–14, 2024.

GARCÍA-DE-ALCARAZ, A. et al. Side-out success and competitive performance in professional volleyball. European Journal of Sport Science, Londres, v. 20, n. 6, p. 827–834, 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2014.

GRECO, P. J. et al. A cognição em ação: Proposta de um modelo de treinamento táticotécnico da tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos. In: LEMOS, K. L. M.; 63 PEREZ MORALES, J. C., et al (Ed.). O esporte criando pontes entre a pesquisa e a prática. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2015. p.311-334.

HALSON, Shona L. Monitoring training load and fatigue in athletes. Sports Medicine, v. 51, n. 2, p. 213–224, 2014.

HORTA, T. A. G. et al. Perfil da carga de treinamento no voleibol de alto rendimento: um estudo de caso. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 4, p. 419-426, 2019.

HURST, M. S. Mapeamento Sistémico do Jogo de Voleibol Feminino de Alo Nível através da Análise de Redes Sociais. (Dissertação). Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2016

LÓPEZ, E. et al. Ataque del colocador en voleibol de alto nivel (The setter’s attack in high-level volleyball). Universidad de Sevilla (España, Retos, 56, 95-106, 2024.

MARTINS, J. B. C. P. C. Desenvolvimento de planos de jogo em voleibol: construção, aplicação no processo de preparação e concretização em competição. Relatório de estágio profissionalizante para a obtenção do grau de Mestre em Treino de Alto Rendimento Desportivo, apresentado à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2018

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

SILVA, L. H. M. da. Análise do complexo defensivo no voleibol: [recurso eletrônico]: a relação da ação de defesa do levantador e transição de jogo. (Dissertação). Universidade Tecnológica do Paraná. 2020.

SOUZA, F. A. de L. Análise do desempenho nas ações de saque, ataque e bloqueio em diferentes fases da superliga brasileira masculina de voleibol. Trabalho de conclusão de curso (Graduação).. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, 2020

VIEIRA, P.H.C. et al. Análise do sequenciamento dos complexos de jogo no voleibol feminino: implicações para o treinamento. Revista Corpoconsciencia: Cuiabá-MT, v. 28, e17521, p. 1-13, 2024.

VIEIRA, P.H,C. et al. Complexos de jogo no voleibol feminino: como o sequenciamento se constitui a partir do nível do confronto? Noviembre, Retos, 72, 1056-1068, 2025.

Downloads

Publicado

2026-02-16

Como Citar

de Souza, E. M., & Castro, L. E. G. (2026). TREINAMENTO DE ALTA PERFORMANCE: EQUILÍBRIO ENTRE AS APLICAÇÕES DO COMPLEXO I X II. Revista De Geopolítica, 17(2), e1573. https://doi.org/10.56238/revgeov17n2-069