GEOPOLÍTICA DA ÁGUA

Autores

  • Elis Pinto

Palavras-chave:

Geopolítica da Água, Guerras pela Água e Privatização da Água.

Resumo

A atual situação dos recursos hídricos é um dos principais fatores que vem causando preocupações de possíveis conflitos entre países devido à maneira como estão sendo gerenciados esses recursos. Como a distribuição natural da água pela superfície não corresponde à distribuição política, alguns países possuem mais volume de água doce do que outros, contribuindo assim para diversos tipos de conflitos. Essa crise tem provocado algumas mudanças nas economias, pois a água é fonte de riqueza em setores como o da agricultura, da indústria, da geração de energia, além de ser essencial para a sobrevivência humana. Recuperar a sua qualidade, volume e sua distribuição são desafios que os governantes terão nos próximos anos para que ela não se torne um produto de mercantilização e motivos de conflitos.

Biografia do Autor

  • Elis Pinto
    Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN) e Especialista em Geopolítica e Relações Internacionais pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Atualmente é professor de geografia na Secretária de Educação do Estado de São Paulo e em escolas particulares.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Pinto, E. (2017). GEOPOLÍTICA DA ÁGUA. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 8(1), 19-32. https://revistageo.com.br/revista/article/view/172