Os impactos da Guerra na Ucrânia na economia internacional: uma análise sobre o mercado das commodities no ano de 2022

Autores

  • Marcos Vinicius Santos Morais FAIT
  • Renato Diogo Sydow FAIT
  • Higor Ferreira Brigola FAIT UNICAMP

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia na economia internacional, no ano de 2022, quando o conflito teve início. Tendo em vista que a economia internacional é um campo amplo, o artigo dará destaque para os efeitos macroeconômicos nos preços das principais commodities fornecidas por ambos os países, considerados como celeiros globais. Em particular, também se procura compreender seu impacto econômico para o Brasil. Para responder ao objetivo principal, primeiramente serão ressaltadas as relações entre a Rússia e a Ucrânia do período pós-Guerra Fria até o início das hostilidades, em 2014, com a invasão russa à Crimeia. Posteriormente será abordada a Guerra na Ucrânia, ressaltando os motivos da ofensiva militar russa, a reação dos países ocidentais e os impactos do conflito nos preços das commodities fornecidas ao mercado mundial pelos países envolvidos.

 

Biografia do Autor

  • Marcos Vinicius Santos Morais, FAIT
    Graduando em Administração pela Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT)
  • Renato Diogo Sydow, FAIT

    Graduado em Administração pela FKB e Pós Graduado em Gestão Estratégica pela UFPR.

    Docente na Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT)

  • Higor Ferreira Brigola, FAIT UNICAMP

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa, Geografia das Relações Internacionais: Estado, Economia, Território e Integração Regional na América Latina e Caribe (LAGERE IG/UNICAMP).

    Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT)

     

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Morais, M. V. S., Sydow, R. D., & Brigola, H. F. (2024). Os impactos da Guerra na Ucrânia na economia internacional: uma análise sobre o mercado das commodities no ano de 2022. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 15(4), 1-18. https://revistageo.com.br/revista/article/view/545