A Infraestrutura de Transportes Terrestres sob a ótica da Geopolítica e da Geografia Política

Autores

  • Gregor Guedes Alcoforado Assunção de Rooy Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
  • Hélio Caetano Farias Professor e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Palavras-chave:

Geopolítica, Circulação, Defesa Nacional

Resumo

Este estudo recorre a autores clássicos da Geografia Política e da Geopolítica para compreender a relevância da infraestrutura de transportes terrestres para a segurança ou a projeção dos interesses do Estado. Compreende-se que, para ambos os campos, a infraestrutura de transportes terrestres é um elemento inexorável à formação, coesão, soberania, defesa e capacidades ofensivas do Estado.

Biografia do Autor

  • Hélio Caetano Farias, Professor e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
    É doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2025-06-13

Como Citar

de Rooy, G. G. A. A., & Farias, H. C. (2025). A Infraestrutura de Transportes Terrestres sob a ótica da Geopolítica e da Geografia Política. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 16(2), 1-15. https://revistageo.com.br/revista/article/view/607