TECNOLOGIA EDUCACIONAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA: ESPECIFICIDADES E APLICAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Giordano Muneiro Arantes
  • Luiz Cesar Martini

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-063

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Tecnologia Assistiva, Deficiência Visual, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

Com a inclusão da Tecnologia Educacional (TE) e Tecnologia Assistiva(TA) no âmbito educacional este artigo distingue conceitualmente os termos com foco na inclusão de pessoas com deficiência visual sustentando que a tecnologia pode auxiliar, mas não substituir a mediação pedagógica. Com base em análise teórico-conceitual da literatura e de marcos nacionais, apresentam-se critérios para reconhecer quando um recurso configura-se como TA, apresentando exemplos de aplicações e recursos, como: leitores de tela, audiodescrição, materiais/diagramas táteis, cartografia tátil, dispositivos e apps de mobilidade e navegação e discute-se sua articulação com práticas docentes. Por meio deste estudo é possível concluir que diferenciar TE de TA é decisão ética e técnica com impactos no planejamento pedagógico e na formação docente e que a inclusão efetiva depende de implementação consistente de novos recursos, além de políticas públicas e produção de pesquisas da área.

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

Arantes, G. M., & Martini, L. C. (2025). TECNOLOGIA EDUCACIONAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA: ESPECIFICIDADES E APLICAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista De Geopolítica, 16(4), e696 . https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-063