DESENHO COMO DOM ARTÍSTICO OU HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA ANALÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-066Palavras-chave:
Desenho, Dom Artístico, Criatividade, Psicologia AnalíticaResumo
Este trabalho tem como título “Desenho como Dom Artístico ou Habilidade a ser Desenvolvida na Perspectiva da Psicologia Analítica”. O problema nasce de uma inquietação em relação a associação que as pessoas fazem do desenho com talento artístico, perdendo o interesse por essa atividade ao longo do desenvolvimento e afirmando que não sabem desenhar. O objetivo deste trabalho é analisar os desdobramentos da compreensão do desenho enquanto talento artístico ou habilidade a ser desenvolvida considerando a perspectiva da psicologia analítica. Nesse sentido exposto, enfoca-se os temas: desenho, talento artístico, criatividade e psicologia analítica. A metodologia, por sua vez, se utiliza de Paradigma Junguiano de Pesquisa, Revisão de Literatura e a Revisão Sistemática. O estudo mostrou, consequentemente, que as associações do desenho como dom artístico limitam a criação infantil e ocasionam distorções sobre o ensino artístico, já as associações do desenho como habilidade a ser desenvolvida consideram que todos têm a capacidade criadora de desenhar, inclusive adultos que pararam de desenhar ainda na infância.
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