REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-078Palavras-chave:
Formação Docente, Educação Profissional e Tecnológica, InclusãoResumo
O estudo aborda a formação docente inclusiva no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando os desafios enfrentados pelos professores diante da presença de estudantes com deficiência em sala de aula regular. O trabalho teve como objetivo analisar as concepções e necessidades formativas dos docentes de uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica do interior de Pernambuco, de modo a subsidiar a criação de estratégias de apoio à inclusão. A investigação, fruto de uma pesquisa de mestrado, que se caracteriza como aplicada e utilizou questionário online, respondido por 18 professores, com análise realizada por meio de estatística descritiva simples e análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados indicaram que, embora os docentes possuam qualificação acadêmica e experiência consolidada, a maioria não recebeu formação específica em educação inclusiva, o que gera insegurança na prática pedagógica. Também foi constatada a valorização de recursos digitais e de práticas educacionais inclusivas como elementos para a efetivação da inclusão. Conclui-se que a articulação entre formação docente continuada e disponibilização de materiais acessíveis é condição para assegurar o êxito de aprendizagem de estudantes com deficiência na EPT.
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