A GEOGRAFIA DAS EMOÇÕES NO POEMA CANÇÃO DO EXÍLIO, DE GONÇALVES DIAS
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov17n1-163Palavras-chave:
Geografia das Emoções, Cultura, Canção do Exílio, PaisagemResumo
As discussões no campo da Geografia Cultural, apoiadas em textos literários, têm possibilitado abordagens de caráter subjetivo, as quais contribuem para a compreensão dos sentimentos e das emoções. O presente artigo tem como objeto de estudo o poema Canção do Exílio, do poeta maranhense Gonçalves Dias, e busca compreender as experiências ali expressas à luz da chamada Geografia das Emoções, utilizando, para isso, os conceitos geográficos de paisagem e lugar. A pesquisa tem abordagem qualitativa e baseia-se em leituras de obras literárias e levantamento bibliográfico em livros, teses, dissertações, artigos e outras publicações sobre o tema. O método teórico adotado é a fenomenologia, com aporte na Geografia Cultural e na Geografia Humanística. As análises a partir do poema e do referencial teórico revelam a sensibilidade e a criatividade de Gonçalves Dias ao retratar seu amor pelo Brasil, com uma linguagem musical e emocionante, o que torna esse poema um marco da literatura brasileira, ainda hoje considerado fonte de inspiração.
Downloads
Referências
ANDRADE, C. D. de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.
MENDES, M. Canção do exílio. In: MENDES, M. Poesia completa e prosa. Organização e preparação do texto Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 87.
PERSI, P. Geografia e emoções. Pessoas e lugares: sentidos, sentimentos e emoções. Tradução Beatriz Helena Furlanetto. Revista Geografar, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 200-218, jun./2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/36829. Acesso em: 21 set. 2025.
POEMA Canção do Exílio de Gonçalves Dias (com análise e interpretação). Cultura Genial. [Matosinhos, Portugal, 19 ago. 2019]. Disponível em: https://www.culturagenial.com/cancao-do-exilio-goncalves-dias/. Acesso em: 23 set. 2025.
SAUER. C. O. The morphology of landscape. Berkeley: University Press, 1925.
SILVA, M. A. S. da. Por uma geografia das emoções. Geographia, Niterói, v. 18, n. 38, p. 99-119, fev. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13775. Acesso em: 14 set. 2025.
TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.