EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA: INTEGRAÇÃO DE SABERES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov17n2-003Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Educação do Campo, Formação Docente, Ensino-AprendizagemResumo
No contexto da Educação do Campo, o Ensino de Geografia desempenha um papel significativo, uma vez que permite aos estudantes compreenderem e interpretarem as relações entre o espaço geográfico e as atividades desenvolvidas/vividas no campo. O presente estudo objetiva compreender a relação estabelecida entre a Educação do Campo e o Ensino de Geografia, focalizando a interação entre saberes, práticas pedagógicas e os desafios envolvidos nessa abordagem educacional. A pesquisa assume a abordagem qualitativa, com a utilização da revisão bibliográfica, da análise documental e do estudo de caso. Foram levantadas fontes primárias e secundárias, tais como: documentos oficiais, experiências pedagógicas, artigos acadêmicos e relatórios de pesquisa. Além disso, contou com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores, estudantes e gestores escolares que se envolvem e integram a Educação do Campo com o Ensino de Geografia. Na análise dos dados, buscou-se identificar os padrões, as tendências e as contradições presentes nas práticas pedagógicas e nos discursos das/dos entrevistados. Teoricamente, o estudo se fundamentou/dialogou com os construtos da Educação do Campo, da Geografia Crítica, da Pedagogia da Alternância e outras correntes críticas de pensamento relevantes para a compreensão/análise do tema. Os encontros realizados na pesquisa apontam para a importância do fortalecimento das identidades culturais das comunidades dos campos, das águas e das florestas, por meio da construção de uma consciência crítica a respeito das dinâmicas socioespaciais e humanas, enquanto práxis para a compreensão dos desafios e das potencialidades da integração da Educação do Campo e do Ensino de Geografia, como um dos meio possíveis para fortalecer a formação de professores, a elaboração de materiais didáticos específicos e a formulação de políticas públicas justas-equânimes e efetivas, no sentido de promover uma educação inclusiva, contextualizada e transformadora, a qual contribua com o processo de ensino e aprendizagem qualificado e exitoso.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por Uma Educação Do Campo. Petrópolis: Vozes, 2009.
ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Brasília/DF: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo, 1999. Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, n. 2.
BISPO, Cláudia Luiz de Souza. A educação escolar, o ensino de geografia e os aspectos socioculturais da população do campo. Espaço em Revista. v.10, n.1, p. 82-106, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. Art. 1º. Publicada no Dou de 29/4/2008, Seção 1, p. 25-26. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf. Acesso em: 10 dez. 2025.
BRASIL. MEC/CNE. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo. Parecer CNE/CEB nº 36/2001, aprovado em 4 de dezembro de 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 dez. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acessado em: 10 dez. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002: institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008.
CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel. Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (Orgs). Por uma educação do campo. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
CALDART, Roseli Salete; A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp.60-81, Jan/Jun 2003. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/. Acessado em: 10 dez. 2025.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Campinas: Caderno Cedes. V. 25, n. 66, 2005. p. 227-247.
CALLAI, Helena Copetti. O conhecimento geográfico e a formação de professores de geografia. Revista Geográfica da América Central, Número Especial EGAL, 2011 – Costa Rica II Semestre, 2011 p. 1-20.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2008.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.
FERNANDES, Bernardo Mançano; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. Primeira Conferência Nacional “Por uma Educação Básica do Campo”. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs). Por uma educação do campo. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Por uma Educação do Campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano (Orgs.). Brasília, DF: Articulação Nacional. Por Uma Educação Básica do Campo. Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, n.º 2, 1999.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da pesquisa em educação do campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. p. 27-40.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
SECAD/MEC. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. HERNRIQUES, Ricardo et al. (Orgs.), Brasília, 2007.
SOUSA, Lígia Costa de. Dinâmica Socioeconômica e Ambiental da Agricultura Familiar na Localidade de Jandira, Iranduba, Amazonas, 2007. Dissertação de Mestrado. Curso de Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
SOUZA, Maria Antônia. de. Educação do Campo: Proposta e Práticas Pedagógicas do MST. Petrópolis: Rio de Janeiro. Ed. Vozes, 2006.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade - mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annamblume, 2004.