A CONFIGURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA BASE AÉREA DE IGARAPÉ-AÇU (PA): A IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA E SEU REFLEXO LOCAL, NACIONAL E MUNDIAL

Autores

  • Felipe Ferreira Moreira Universidade do Estado do Pará
  • Antônio de Pádua de Mesquita dos Santos Brasil Universidade do Estado do Pará
  • João de Souza Barros Filho Universidade do Estado do Pará
  • Valter Pinheiro da Costa Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Base Aérea, Geopolítica, Igarapé-Açu.

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal, denotar a importância geográfica da base aérea/estação de operação de “blinps” ou “zeppelins” construída durante o contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no município de Igarapé-Açu/PA. No passado a base aérea representou toda uma conjuntura geopolítica de cunho militar, onde o Brasil encontrou-se em meados de 1943 alinhado aos Aliados, particularmente aos EUA, configurando uma espacialização característica e extremamente simbólica da geopolítica/geoestratégia que marcou o período em questão. Com o passar das décadas, após ser desativada para a sua função inicial, a base sofre uma variação enorme de usos e ocupações em Igarapé-Açu, refletindo os mais diversos ideários no espaço/tempo da atualidade e de outrora.

Biografia do Autor

  • Felipe Ferreira Moreira, Universidade do Estado do Pará
    Graduado no curso de Licenciatura plena em Geografia, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ex-bolsista do Programa de Monitoria na disciplina de Metodologia Cientifica entre 2012-2015 na UEPA - Campus X - Igarapé-Açu. Pesquisador em diversas áreas de Geografia, entre as quais, Geografia Urbana, Geografia da População, Ensino de Geografia, Geografia Agrária, etc. Atualmente, atua no desenvolvimento de pesquisas relacionadas com Geografia Humanística/Cultural, com ênfase nas questões migratórias.
  • Antônio de Pádua de Mesquita dos Santos Brasil, Universidade do Estado do Pará
    Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1992), especialização em Tecnologia para Educação Ambiental pela UFPA (2000), mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília (2007). Atualmente é professor assistente II da Universidade do Estado do Pará - UEPA.
  • João de Souza Barros Filho, Universidade do Estado do Pará
    Graduado no curso de Licenciatura plena em Geografia, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).
  • Valter Pinheiro da Costa, Universidade do Estado do Pará
    Graduado no curso de Licenciatura plena em Geografia, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisador em diversas áreas de Geografia, entre as quais, Geografia Urbana, Geografia da População, Geografia Agrária, etc. Atualmente, desenvolve pesquisas relacionadas com Gestão e Organização do Território.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Como Citar

Moreira, F. F., Brasil, A. de P. de M. dos S., Barros Filho, J. de S., & Costa, V. P. da. (2016). A CONFIGURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA BASE AÉREA DE IGARAPÉ-AÇU (PA): A IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA E SEU REFLEXO LOCAL, NACIONAL E MUNDIAL. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 7(2), 38-53. https://revistageo.com.br/revista/article/view/158