A CONTROVÉRSIA SIMONSEN-GUDIN: UMA INTERPRETAÇÃO PARA A HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO BRASIL

Autores

  • José Alexandre Altahyde Hage Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo, campus de Osasco.

Palavras-chave:

Planejamento Governamental, Economia Internacional, Governo Vargas

Resumo

Nos anos 1940, no término da Segunda Guerra Mundial, ocorreu relevante debate feito por dois importantes analistas da economia brasileira, Roberto Simonsen e Eugênio Gudin. O debate marcou a defesa que o primeiro fez do planejamento governamental como instrumento de industrialização e, por conseguinte, da melhoria do poder nacional brasileiro. Já o segundo, Gudin, defendeu a opinião de que o Brasil não deveria descuidar de suas vantagens adquiridas na agricultura e sua contribuição para a melhoria econômica. Trata-se de debate publicado pelo IPEA que ainda guarda importância para a atualidade.

Biografia do Autor

  • José Alexandre Altahyde Hage, Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo, campus de Osasco.
    Possui Pós-Doutorado em História, Brasil Republicano, pela Universidade Federal Fluminense. É doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

Hage, J. A. A. (2017). A CONTROVÉRSIA SIMONSEN-GUDIN: UMA INTERPRETAÇÃO PARA A HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO BRASIL. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 8(2), 4-17. https://revistageo.com.br/revista/article/view/178