UMA GEOPOLÍTICA PARA AS ÁGUAS CONTINENTAIS NA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Autores

  • Wendell Teles de Lima Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - Universidade do Estado do Amazonas CSTB-UEA
  • Ana Maria Libório de Oliveira Instituto Federal de Brasília
  • Iatiçara Oliveria da Silva Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - Universidade do Estado do Amazonas CSTB-UEA
  • Marcelo Lacortt Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - Universidade do Estado do Amazonas CSTB-UEA
  • Hélio Costa Ribeiro Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Amazônia, Geopolítica, Estratégia.

Resumo

O novo século que se adentra traz novas questões que começam a tornar-se emergente em função de sua concentração, distribuição e interesse econômico, constatação diretamente ligada a questões relacionadas as questões águas continentais superficiais no mundo e diretamente ligada a Amazônia, por ser uma região de grande concentração desse recurso, portanto, a problemática que será direcionada deve ser considerada a criação de uma geopolítica das águas na Amazônia Continental. Tem-se como objetivos analisar a origem de um poder geopolítico oriundo das águas, demonstrar e relacionar um poder geopolítico para as águas continentais na pesquisa bibliográfica e que servirá como base no desenvolvimento do artigo.

Biografia do Autor

  • Wendell Teles de Lima, Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - Universidade do Estado do Amazonas CSTB-UEA
    Doutor em Geografia, Mestre em Geografia
  • Ana Maria Libório de Oliveira, Instituto Federal de Brasília
    Mestrado em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia - UNAL/CO (2010), Título revalidado pela Universidade Federal do Amazonas equivalente ao Título de Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. Especialista em Docência do Ensino Superior - UCAM/RJ (2003) e Graduada em Licenciatura em Ciências e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Araxá - MG (1999). Pesquisadora, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade - NEPECS/CNPQ e membro do Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos - GPEG/CNPQ. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com experiência na área de Física, Química, Biologia e Matemática. Sobretudo, atuando na Formação dos Cursos de Engenharia, Tecnologia e Licenciatura, promovendo as Tendências no Ensino da Matemática em Modelagem, Etnomatemática e Tecnologia, assim como Matemática Aplicada.
  • Iatiçara Oliveria da Silva, Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - Universidade do Estado do Amazonas CSTB-UEA
    Possui graduação em Licenciatura em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Tem experiência na área de Genética e doutoranda em Educação Ambiental, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, ensino de ciencias e biologia, aprendizagem significativa, ludicidade e divulgacao cientifica.
  • Marcelo Lacortt, Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - Universidade do Estado do Amazonas CSTB-UEA
    Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2008); Mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (2011). É professor de matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
  • Hélio Costa Ribeiro, Universidade do Estado do Amazonas
    Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas

Downloads

Publicado

2018-01-30

Como Citar

de Lima, W. T., Oliveira, A. M. L. de, Silva, I. O. da, Lacortt, M., & Ribeiro, H. C. (2018). UMA GEOPOLÍTICA PARA AS ÁGUAS CONTINENTAIS NA AMAZÔNIA OCIDENTAL. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 9(1), 11-21. https://revistageo.com.br/revista/article/view/207