Desenvolvendo jogos de tabuleiro como instrumento de aprendizagem geopolítica: observações metodológicas e relato de experiência a partir do jogo Nilo

Autores

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas

Palavras-chave:

Jogos de tabuleiro, Geopolítica, Bacia do Rio Nilo.

Resumo

Este artigo refere-se a um relato de experiência sobre a construção de um jogo de tabuleiro produzido a partir de um intricado tema geopolítico: o compartilhamento das águas da bacia do rio Nilo. A partir da crença de que os jogos de tabuleiro constituem-se em poderosa ferramenta pedagógica, o artigo defende e sugere o uso dos mesmos em determinadas condições. Além disto, propõe uma metodologia de construção que poderá servir ao desenvolvimento de outras empreitadas semelhantes.

Biografia do Autor

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas
    Graduado em Geografia (UFMG), especialista em gestão de políticas sociais (PUC-MG), mestre em Relações Internacionais (PUC-MG), doutor em Geografia- Tratamento da Informação Espacial (PUC-MG)

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Silva, L. L. S. da. (2019). Desenvolvendo jogos de tabuleiro como instrumento de aprendizagem geopolítica: observações metodológicas e relato de experiência a partir do jogo Nilo. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 10(2), 119-134. https://revistageo.com.br/revista/article/view/229