A DIMENSÃO GEOPOLÍTICA DAS PRÁTICAS CULTURAIS PARA A AMÉRICA LATINA: A AÇÃO DO COORDINATOR OF INTER-AMERICAN AFFAIRS

Autores

  • Wallace Lucas Magalhães Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Palavras-chave:

Geopolítica, América Latina, CIAA

Resumo

Este artigo busca analisar a dimensão geopolítica das ações do Coordinator of Inter-American Affairs (CIAA), escritório criado para o desenvolvimento de relações comerciais e culturais entre as repúblicas americanas. Ligado ao Departamento de Estados dos Estados Unidos da América (EUA), a atuação da agência, então liderada por Nelson Rockefeller, era direcionada à consolidação da hegemonia americana nos países do chamado Terceiro Mundo via práticas culturais. No cenário instalado com a iminência da segunda guerra, programas culturais, pautados na educação e no cinema, por exemplo, assumiram importante papel no estabelecimento dos interesses norte-americanos na América Latina.

Biografia do Autor

  • Wallace Lucas Magalhães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

    Doutorando do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Estudos sobre o Agro Contemporâneo (GEAC), onde atua nas áreas de Estado, atores sociais e políticas de desenvolvimento para o meio rural no Brasil e Organização, ação e representação política do patronato rural e agroindustrial no Brasil. Tem interesse nas áreas de História, Sociologia Política e Direito, com ênfase nos estudos sobre questão agrária, movimentos sociais no campo e educação rural.

    Servidor do Departamento de História e Relações Internacionais da UFRRJ. Professor do Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Magalhães, W. L. (2019). A DIMENSÃO GEOPOLÍTICA DAS PRÁTICAS CULTURAIS PARA A AMÉRICA LATINA: A AÇÃO DO COORDINATOR OF INTER-AMERICAN AFFAIRS. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 10(2), 61-72. https://revistageo.com.br/revista/article/view/230