A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA ENERGÉTICA NO BRASIL: Avanços e Impasses em um Estado em Desenvolvimento

Autores

  • José Alexandre Altahyde Hage Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo, campus de Osasco.

Palavras-chave:

Poder Político, Energia no Brasil, História, Nacionalismo Brasileiro

Resumo

Neste ensaio nosso objetivo é demonstrar a relação entre o iminente poder do Estado, no começo do século XX, 2010, quando se conclui o governo Lula. Neste texto tencionamos investigar quais foram os insumos energéticos mais importantes e suas relações com um Estado que procurava angariar mais poder para controlar o setor energético, visto como estratégico, sobretudo após os anos 1930, momento em que amadurece o nacionalismo brasileiro. Por fim, gostaríamos de verificar o papel desempenhado pelo petróleo em face da política brasileira, bem como sua importância para a economia nacional. Assim, acreditamos que podemos demonstra um breve panorama na relação entre energia e política brasileira.

Biografia do Autor

  • José Alexandre Altahyde Hage, Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo, campus de Osasco.
    Possui Pós-Doutorado em História, Brasil Republicano, pela Universidade Federal Fluminense. É doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Hage, J. A. A. (2019). A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA ENERGÉTICA NO BRASIL: Avanços e Impasses em um Estado em Desenvolvimento. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 10(2), 100-118. https://revistageo.com.br/revista/article/view/237