A POLÍTICA INTERNACIONAL AGRÍCOLA DA CHINA NA ÁFRICA

Autores

  • Leon Nazaré da Cruz Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS)
  • Mário Miguel Amin Garcia Herreros Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA).

Palavras-chave:

China, África, Política Agrícola,

Resumo

 O objetivo deste trabalho é analisar a política agrícola da China na África diante a crescente demanda chinesa por alimentos e sua limitação de recursos naturais fundamentais para a produção alimentar: terra e água. A metodologia incidirá em uma pesquisa qualitativa de base bibliográfica e documental sobre as compras de terras na África e a inserção chinesa no continente africano. Os resultados mostram que a política internacional de compras de terras da China na África é baseada no soft power e no multilateralismo e tem sido um importante instrumento para atrair os países africanos, assegurar recursos limitados em  seu território e fazer canais de diálogo para a entrada das empresas estatais e multinacionais na África.

Biografia do Autor

  • Leon Nazaré da Cruz, Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS)
    Mestre em Ciências Ambientais pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Pesquisador/bolsista e membro no grupo de pesquisa de Socioeconomia e Sustentabilidade do ITV, em Belém-PA.
  • Mário Miguel Amin Garcia Herreros, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA).
    PhD. em Economia Agrícola pela Universidade da Florida. Professor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). 

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

da Cruz, L. N., & Herreros, M. M. A. G. (2019). A POLÍTICA INTERNACIONAL AGRÍCOLA DA CHINA NA ÁFRICA. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 10(2), 33-47. https://revistageo.com.br/revista/article/view/253