A PREMISSA DA GLOBALIZAÇÃO COMO FATO INCONTORNÁVEL NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Autores

  • Guilherme José Santini Instituto Federal de Mato Grosso; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-3225-6644
  • João Germano Rosinke Instituto Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

FHC, Teoria do Desenvolvimento Econômico, Globalização

Resumo

Publicada em 2010, a coletânea de textos Relembrando o que Escrevi, de Fernando Henrique Cardoso, permite uma avaliação mais abrangente de seu pensamento sociológico. Nossa hipótese é que uma leitura em retrospectiva da teoria do desenvolvimento econômico de FHC a partir dessa coletânea permite esclarecer alguns pressupostos fundamentais de sua teoria do desenvolvimento econômico, isto é, seu pano de fundo. O artigo que se segue, portanto, pretende explicitar alguns conceitos que formam esse pano de fundo, com atenção sobre uma premissa: o reconhecimento da interdependência econômica global no pós-1960 como um fato historicamente incontornável, que não deve ser interpretado, portanto, como objeto de questionamento prático pelo sociólogo ou pelo político.

Biografia do Autor

  • Guilherme José Santini, Instituto Federal de Mato Grosso; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Professor de Filosofia do Instituto Federal de Mato Grosso; Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC; Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • João Germano Rosinke, Instituto Federal de Mato Grosso
    Economista do Instituto Federal de Mato Grosso; Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Santini, G. J., & Rosinke, J. G. (2019). A PREMISSA DA GLOBALIZAÇÃO COMO FATO INCONTORNÁVEL NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 10(2), 73-86. https://revistageo.com.br/revista/article/view/255