A CRIAÇÃO DO ESTADO DO RIO SÃO FRANCISCO COMO SOLUÇÃO GEOPOLÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO OESTE DA BAHIA

Autores/as

  • Hugo Capel Sica Universidade Brasil - Grupo UNIESP

Palabras clave:

Estado do Rio São Francisco. Federalismo. Geopolítica.

Resumen

O presente artigo examinará os processos de criação da Comarca do Rio São Francisco, sua secção da Província do Pernambuco, sua eventual anexação provisória a Província da Bahia e as constantes demandas autonomistas da região oeste da Bahia. A realização deste trabalho levará em conta o princípio da subsidiariedade, o sistema de governo federativo aplicado no Brasil e as demandas geopolíticas, a exemplo dos motivos que suscitam o nascimento de um ente federado no oeste baiano; socioculturais, levada a cabo por movimentos tradicionalistas que não identificam-se culturalmente com as demais localidades do Estado; e econômicas como as deficiências no repasse de recursos à região em estudo.

Biografía del autor/a

  • Hugo Capel Sica, Universidade Brasil - Grupo UNIESP
    Hugo Capel Sica, brasileiro, advogado, graduado na Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB (2010 - 2014), onde alcançou o grau de Bacharel em Direito. Possui experiência em Direito Penal, Civil, Internacional Público e Privado. Pós-graduado em Direito Processual Civil (2016 - 2017) e Geopolítica e Relações Internacionais (2017-2018). É docente na União das Instituições Educacionais de São Paulo (UNIESP/SA) - Universidade Brasil, polo Luís Eduardo Magalhães/BA.

Publicado

2019-06-13

Cómo citar

Sica, H. C. (2019). A CRIAÇÃO DO ESTADO DO RIO SÃO FRANCISCO COMO SOLUÇÃO GEOPOLÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO OESTE DA BAHIA. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 10(2), 87-99. https://revistageo.com.br/revista/article/view/262