Os problemas da Constituição de 1988 e seus impactos na política atual

Autores/as

Palabras clave:

Constituição Federal. Democracia. Invasão de poderes.

Resumen

Com o processo de renovação política no Brasil, representado pelo resultado nas urnas nas eleições em 2018, o país atingiu um nível de politização jamais visto anteriormente. O movimento de ruptura com o presidencialismo de coalizão do novo governo desnudou a República e expôs as mazelas de nossa democracia.

Após alguns meses de mandato de Jair Bolsonaro, ficaram claras as imensas dificuldades para implementar as agendas do governo. A judicialização da política por parte dos partidos de oposição e as intervenções do STF (Supremo Tribunal Federal) elevaram as tensões entre os poderes e deixaram a democracia do país à beira de um caos.

Biografía del autor/a

  • Adriano de Oliveira Barros, Colaborador do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) SP.

    Articulista, Bacharel em Administração de Empresas, possui Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade, extensão em Planejamento Estratégico orientado ao setor público.
    Possui uma coluna no Portal Info24 onde aborda assuntos relacionados a Ciência Política, História e Cultura.

  • Isaias Lobão Pereira Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Paraíso do Tocantins.
    Professor do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal do Tocantins. Atualmente cursa a especialização em Gestão Pública na Faculdade Metropolitana. Possui mestrado em teologia, linha leitura e ensino da Bíblia, pela Faculdades EST (área de concentração: Educação e Religião). Graduação e licenciatura em história pela Universidade de Brasília. Especialização Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Albert Einstein (FALBE). Bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Cristã Evangélica (curso livre), graduação em teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. A produção acadêmica se estende do campo da história (Antiguidade Tardia), teoria da história e historiografia, teologia reformada clássica, incluindo escatologia, teologia histórica e exegese. Por 15 anos foi pesquisador do Projeto de Estudos Judaicos-Helenísticos, orientado pelo Dr. Vicente Dobroruka, realizando pesquisas sobre a Literatura Apocalíptica Judaica. O interesse de pesquisa atual é compreender a dinâmica entre poder, sociedade e estados no período subsequente às conquistas islâmicas no Oriente Próximo medieval, em especial seu relacionamento com as sociedades cristãs siríacas e etiópicas. . Membro da Society of Biblical Literature (SBL) e da World Reformed Fellowship. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão Inovação e Mercados (GP-GIM) do Instituto Federal de Goiás. Alumni da Summer School 2019 do Instituto Mises Brasil. Tutor e conteudista de cursos EaD. Busca desenvolver lideres na política e na sociedade, políticas públicas voltadas para educação e desenvolver projetos de impacto social. Atua nos movimentos de liberdade e na defesa do Livre Mercado.

Publicado

2021-04-09

Cómo citar

Barros, A. de O., & Junior, I. L. P. (2021). Os problemas da Constituição de 1988 e seus impactos na política atual. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 12(2), 17-25. https://revistageo.com.br/revista/article/view/324