GEOPOLÍTICA E PODER AÉREO: A PARTICIPAÇÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA NA 2ª GUERRA MUNDIAL

Autores

  • Carlos Eduardo Valle Rosa UFRN/Doutorando

Palavras-chave:

Poder Aéreo. Geopolítica. Geopolítica do Poder Aéreo.

Resumo

O artigo analisa a participação da Força Aérea Brasileira na 2ª Guerra Mundial sob a perspectiva da contribuição geopolítica. Apresenta o contexto histórico que levou o Brasil à Guerra e a situação da FAB quando se decidiu por seu emprego em combate. Analisa sob a perspectiva geográfica a atuação no Atlântico Sul, por meio da aviação de patrulha e a caça aos submarinos alemães, assim como a atuação da aviação de caça na interdição de linhas de suprimento na Itália.

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Valle Rosa, UFRN/Doutorando
    Doutor em GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Ciências, área de Ciência Política e Relações Internacionais, ênfase em Defesa/Poder Aeroespacial, pela Universidade da Força Aérea (UNIFA)(2016). Bacharel e Licenciado em HISTÓRIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e Bacharel em CIÊNCIAS AEROESPACIAIS pela Academia da Força Aérea (1986). Especialista em Didática e Pedagogia Empresarial. Possui MBA em Gestão Administrativa e Desenvolvimento Gerencial Avançado. Atua há mais de 15 anos em Educação no Comando da Aeronáutica. Autor do livro PODER AÉREO: GUIA DE ESTUDOS.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

Rosa, C. E. V. (2021). GEOPOLÍTICA E PODER AÉREO: A PARTICIPAÇÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA NA 2ª GUERRA MUNDIAL. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 12(2), 85-100. https://revistageo.com.br/revista/article/view/340