A DIPLOMACIA DO GOVERNO BOLSONARO: O que era Esperado do Ministro Ernesto Araújo

Autores

  • José Alexandre Altahyde Hage Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo, campus de Osasco.

Palavras-chave:

Decadência, Valores Ocidentais, Estado Nacional

Resumo

 

Resumo: nosso objetivo é demonstrar neste ensaio o pensamento do ex-chanceler Ernesto Araújo (janeiro de 2019 a março de 2021) a partir de seu artigo Trump e o Ocidente, para ter em mente até que ponto sua crença na direção norte-americana, sob a Presidência Trump, seria coerente para manter a importância do Estado nacional e a valorização do Ocidente como promotor de civilização. Nosso estudo será baseado, além do mencionado documento, na leitura que Araújo apresenta em seu artigo, em pensadores que concebem o Ocidente como vulnerável em virtude de sua perda gradual de vigor político e intelectual.

Biografia do Autor

  • José Alexandre Altahyde Hage, Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo, campus de Osasco.
    Possui Pós-Doutorado em História, Brasil Republicano, pela Universidade Federal Fluminense. É doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Hage, J. A. A. (2021). A DIPLOMACIA DO GOVERNO BOLSONARO: O que era Esperado do Ministro Ernesto Araújo. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 12(3), 1-16. https://revistageo.com.br/revista/article/view/349