RELAÇÕES CHINA-ORIENTE MÉDIO: PARA ALÉM DO PETRÓLEO

Autores

Resumo

Historicamente, os estados da região do Oriente Médio figuraram na bússola geopolítica da República Popular da China (RPC) por diferentes razões. No entanto, existem certas bases ideológicas gerais que até hoje têm guiado a seleção dos parceiros chineses na região, como: i) o status de não-alinhados; ii) o internacionalismo comunista e; iii) as considerações econômicas. Este trabalho explora a hipótese de que apesar da grande necessidade da China de importar muito petróleo do Oriente Médio, o fato de a China ter estendido seus laços com  a região para além do petróleo reforça duas questões importantes. Uma é que a ascensão e o poder globais da China devem ser entendidos regional e localmente; Outra que as características dessas relações, quando avaliadas individualmente e comparadas com as relações da China com a comunidade internacional como um todo, fornecem bases para a melhor compreensão e estudo do posicionamento internacional da China.

Biografia do Autor

  • Luis Filipe de Souza Porto, Universidade Federal do ABC (PPGRI/UFABC)
    Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (PPGRI/UFABC). Pesquisador do Núcleo de Avaliação de Conjuntura da Escola de Guerra Naval (NAC/EGN/Marinha do Brasil), responsável pela análise de política externa e geopolítica do Leste Asiático/China; escreve e publica artigos no jornal quinzenal do grupo “Boletim Geocorrente” (PT/EN). Graduado em Defesa e Gestão Estratégica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, também pôde pesquisar Energia, Segurança e Meio Ambiente na América Latina (LESD/IRID/UFRJ)

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

de Souza Porto, L. F. (2021). RELAÇÕES CHINA-ORIENTE MÉDIO: PARA ALÉM DO PETRÓLEO. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 12(3), 17-27. https://revistageo.com.br/revista/article/view/352