Segurança pública, o uso do território pela violência e os espaços de vigilância e do controle

Autores

Palavras-chave:

Segurança Pública, Território usado, Poder disciplinar.

Resumo

A violência é um fenômeno indissociável do pensamento político, e por isso, está diretamente relacionada as questões do exercício de poder, a soberania do Estado e as diferentes manifestações das ações políticas na contemporaneidade.  A partir dessa concepção, a proposta do presente artigo é discutir a questão da segurança pública e do uso do território pela violência a partir da reflexão da teoria política de Michel Foucault (1975). Para isso, a abordagem territorial adotada para pensar a segurança pública possui como fundamento a concepção de território usado e território normado, categorias de análise fundamentadas na teoria do espaço geográfico de Milton Santos (1994), que incorpora a ideia de uso que transcende o recorte artificial político-administrativo e a ideia de espaço apenas como elemento estático. O artigo conclui que a construção de uma política de segurança pública constitui uma forma de exercício do poder que tem rebatimento nos usos do território pela violência através da implantação pelo Estado das tecnologias de controle e vigilância e através da organização da criminalidade no espaço.

Biografia do Autor

  • Larissa Sousa Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN
    Doutoranda no Programa de Pós- graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI e em Bacharelado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina- CEUT.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Mendes, L. S. (2021). Segurança pública, o uso do território pela violência e os espaços de vigilância e do controle. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 12(3), 99-121. https://revistageo.com.br/revista/article/view/354