POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROPOSTA DE UM PORTAL PARA GESTÃO DE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o funcionamento do processo de acolhimento institucional de crianças e adolescentes superdotados ou com altas habilidades no sistema educacional brasileiro diante dos principais dispositivos legais. O processo investigativo deste trabalho inicialmente consiste na análise contextual do objeto, por meio de revisões bibliográficas objetivando responder questões como: qual o desdobramento das leis que envolvem alunos diagnosticados com AH/SD? quais as políticas educacionais que abarca tais questões? e quais são as principais ações inclusivas?, e posteriormente na proposta de fortalecimento dos Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas NAPNE, de maneira que possa contar com a criação de um portal que gere um banco de dados que facilitando o processo de identificação, acolhimento e assessoria destes alunos, podendo ser criada inclusive uma parceria para auxiliar o desenvolvimento do aluno, e o fortalecimento de vínculos entre esse projeto e a instituição, tendo em vista a verossimilhança de empresas se instalarem em centenas de campus junto dos alunos com AH/SD para um possível êxito que se almeja na Educação Inclusiva.

Biografia do Autor

  • Wilian Feitosa
    Doutor em administração pela FGV. Bacharel e mestre em administração pela FEA USP
  • Robson Barbosa
    Doutor em Políticas e Processos ECA/USP (RP), professor de Políticas Públicas IFSP
  • ELIANA AMARAL RODRIGUES
    Graduada em Gestão pública IFSP
  • Fernanda Sampaio
    Graduada em Gestão pública IFSP

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Feitosa, W., Barbosa, R., RODRIGUES, E. A., & Sampaio, F. (2021). POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROPOSTA DE UM PORTAL PARA GESTÃO DE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 13(1), 40-52. https://revistageo.com.br/revista/article/view/389