A influência de Nicholas Spykman nas relações contemporâneas entre EUA e Rússia: uma análise sobre a importância geopolítica da Ucrânia

Autores

  • Higor Ferreira Brigola UNICAMP
  • Vinicius Modolo Teixeira UNEMAT

Palavras-chave:

Nicholas Spykman, Ucrânia, Rimland, Heartland

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da geopolítica clássica no jogo de poder entre EUA e Rússia, tendo como base as teses elaboradas por Nicholas Spykman. Para realizar esta discussão, a redação do artigo foi dividida em duas partes. Primeiramente busca-se abordar teoricamente a estratégia geopolítica de Nicholas Spykman, que foi desenvolvida no contexto da Segunda Guerra Mundial, mas continuou a nortear a política externa dos EUA no período bipolar. Na segunda parte foi realizado uma análise sobre o cenário geopolítico europeu após a Guerra Fria no tocante as rivalidades entre EUA e Rússia, evidenciando o aumento da influência estadunidense por meio da expansão da OTAN, e a importância da Ucrânia no jogo de poder entre os dois países.

Biografia do Autor

  • Higor Ferreira Brigola, UNICAMP
    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa, Geografia das Relações Internacionais: Estado, Economia, Território e Integração Regional na América Latina e Caribe (LAGERE IG/UNICAMP).
  • Vinicius Modolo Teixeira, UNEMAT
    Geógrafo e professor da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) em programas de graduação e pós-graduação stricto sensu. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

Brigola, H. F., & Teixeira, V. M. (2022). A influência de Nicholas Spykman nas relações contemporâneas entre EUA e Rússia: uma análise sobre a importância geopolítica da Ucrânia. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 13(3), 1-19. https://revistageo.com.br/revista/article/view/410