Lebensraum, grossraum e os comportamentos geopolíticos da Rússia e da China

Autores

  • MARIO BRASIL DO NASCIMENTO Escola Superior de Defesa

Palavras-chave:

Lebensraum, Grossraum, geopolítica

Resumo

Em 2014 a Rússia invadiu a Criméia; e, em 2022, a Ucrânia. A China constrói ilhas artificiais em área marítima contestada por seus vizinhos. Há um problema de expansionismo que chama atenção da comunidade internacional.  Dessa forma, o objetivo deste artigo foi verificar a eventual associação dos conceitos do lebensraum ou do grossraum com os comportamentos geopolíticos da Rússia e da China. Para isso, adotou-se a a revisão de literatura. Verificou-se que a síndrome do cerco, vivenciada pela Rússia, tem motivado a defesa de um espaço vital russo.  No caso chinês, a manutenção do Mar do Sul da China, do Mar da China Oriental; e dos recursos localizados em áreas do Tibete justificam um lebensraum chinês; e um grossraum para suas ações econômicas e políticas na Ásia.

Biografia do Autor

  • MARIO BRASIL DO NASCIMENTO, Escola Superior de Defesa
    Mario Brasil do Nascimento - Coronel da Reserva do Exército Brasileiro, graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1986) e em Administração de Empresas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009).  Possui Doutorado em Relações Internacionais pela Atlantic International University (2019 -área de pesquisa: estados frágeis), Mestrado em Relações Internacionais pela American Military University (2016 - área de pesquisa: operações de paz em estados frágeis), Mestrado em Estudos de Defesa e Segurança Hemisférica pela Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos/Chile (2013 -  área de pesquisa segurança e defesa Hemisférica), Mestrado em Ciências Militares (2005 -  área de pesquisa: doutrina militar terrestre autóctone).  Além disso, possui os seguintes cursos: Avançado de Engenharia pela US Army Engineer School (1998), Avançado de Defesa e Segurança Hemisférica pelo  Inter-American Defense College (2013),   Avançado de Política de Defesa pela National Defense University/USA: (2013);  e Análise de Crises Internacionais pela Escola Superior de Defesa (2022).   Entre outras funções: foi Subchefe da Célula de Engenharia da Missão de Apoio da ONU no Timor Leste, Subcomandante da Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti. Em 2022, conquistou a medalha de ouro do Concurso Aureum Scriptor do Inter-American Defense College com o artigo: A Defesa Interamericana diante dos cenários de agressão ao Continente.

Downloads

Publicado

2023-01-05

Como Citar

DO NASCIMENTO, M. B. (2023). Lebensraum, grossraum e os comportamentos geopolíticos da Rússia e da China. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 13(4), 1-18. https://revistageo.com.br/revista/article/view/428