Escapando da Armadilha territorial: a Guerra da Ucrânia à luz dos pressupostos de John Agnew

Autores

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas

Palavras-chave:

Armadilha territorial, Realismo Político, Guerra da Ucrânia.

Resumo

A armadilha territorial foi uma expressão criada por John Agnew (1994) para aludir a uma dimensão equivocada da análise geopolítica. Nessa dimensão, caracterizada por três pressupostos, as relações de poder entre Estados são vistas a partir de um ponto de vista exclusivamente realista de análise. Neste artigo, utilizamos o conflito russo-ucraniano  como forma de analisar criticamente os três pressupostos que dão forma à armadilha territorial. Concluímos por meio desta reflexão de cunho epistemológico que a utilização de teorizações que transcendem os limites teóricos dos mainstream analíticos da Geopolítica e das Relações internacionais é uma atitude positiva.  

Biografia do Autor

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas
    Graduado em Geografia (UFMG), especialista em gestão de políticas sociais (PUC-MG), mestre em Relações Internacionais (PUC-MG), doutor em Geografia- Tratamento da Informação Espacial (PUC-MG)

Downloads

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Silva, L. L. S. da. (2023). Escapando da Armadilha territorial: a Guerra da Ucrânia à luz dos pressupostos de John Agnew. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 14(1), 1-15. https://revistageo.com.br/revista/article/view/435