A Geopolítica da Economia Digital e os Estados Unidos: Pressões internas e externas sobre a Meta Platforms e o TikTok (2018-2023)

Autores

Palavras-chave:

Geopolítica, Economia Digital, Estados Unidos, China

Resumo

A aceleração do progresso tecnológico, a ampliação do ciberespaço e da competição sino-americana aprofunda os desafios de pensar a geopolítica tradicional, baseada no território e nos recursos tangíveis. O objetivo deste artigo é debater a ascensão de uma nova geopolítica da economia digital, com base nas ações governamentais dos Estados Unidos (EUA) e suas agências frente dois atores distintos: a norte-americana Meta Platforms (EUA) e o TikTok (China). Com base neste estudo de caso pretende-se examinar a dinâmica de expansão e contenção existente na disputa tecnológica EUA-China, e os paradoxos do poder e das pressões dos EUA frente às empresas de tecnologia nacionais e estrangeiras que atuam em seu território.

Biografia do Autor

  • Cristina Soreanu Pecequilo, UNIFESP
    Professora de Relações Internacionais UNIFESP e da Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas e Economia Política Internacional UFRJ.  Pesquisadora NERINT/UFRGS e CNPq
  • Francisco Luiz Marzinotto Jr., UFRJ
    Doutorando e Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Pecequilo, C. S., & Marzinotto Jr., F. L. (2023). A Geopolítica da Economia Digital e os Estados Unidos: Pressões internas e externas sobre a Meta Platforms e o TikTok (2018-2023). REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 14(4), 1-19. https://revistageo.com.br/revista/article/view/477