O Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM): uma estratégia de monitoramento ambiental e dissuasão para a Amazônia brasileira.

Autores

Palavras-chave:

Projeto SIPAM, Monitoramento Ambiental, Amazônia

Resumo

Este artigo tem por objetivo revisitar a conjuntura da concepção e implantação do projeto SIPAM e de seu órgão gestor o CENSIPAM, com a finalidade de entender como a emergência da questão ambiental no globo, os discursos de internacionalização da Amazônia e o espraiamento do conceito de segurança para o setor ambiental – revelado nos estudos pioneiros da Escola de Copenhague – concorreram para a concepção e implantação daquele projeto estratégico. Em suas conclusões argumenta que a conjuntura internacional nas últimas décadas do século XX, moldou a resposta do Brasil à emergência do meio ambiente como questão de segurança.

Biografia do Autor

  • Everaldo Bastos Furtado, Escola de Comando e Estado Maior do Exército.
    Major do Exército Brasileiro, Oficial-Aluno do Curso de Comando e Estado - Maior do Exército e Mestrando no Instituto Meira Mattos, ambos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). Assessor Técnico Militar do CENSIPAM-MD (2016-2020).
  • Tássio Franchi, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

    Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB), Professor Adjunto da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Furtado, E. B., & Franchi, T. (2023). O Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM): uma estratégia de monitoramento ambiental e dissuasão para a Amazônia brasileira. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 14(4), 1-15. https://revistageo.com.br/revista/article/view/481