O fenômeno da guerra cognitiva e sua influência nas disputas geopolíticas

Autores/as

  • MARIO BRASIL DO NASCIMENTO Escola Superior de Defesa

Palabras clave:

Guerra Cognitiva, Geopolítica, Disputas Geopolíticas

Resumen

O artigo trata do fenômeno da guerra cognitiva e seu impacto para as disputas geopolíticas envolvendo os Estados.   A guerra sobre os processos cognitivos como o pensamento e a decisão, tem prosperado em função dos avanços tecnológicos da comunicação, da hiper conectividade nas mídias sociais e pelos novos conhecimentos obtidos em áreas como a Neurociência.  Modificar percepções de ameaças, gerar cizânias entre grupos, deslegitimar instituições ou provocar a confusão social podem ser “armas” no âmbito de disputas geopolíticas.  Para as democracias, a guerra cognitiva se apresenta como um grande desafio no contexto geopolítico, pois enfrenta o dilema de ampliar seus controles para defender interesses ou tornar-se um modelo autocrático.   

Biografía del autor/a

  • MARIO BRASIL DO NASCIMENTO, Escola Superior de Defesa
    Mario Brasil do Nascimento - Coronel da Reserva do Exército Brasileiro, graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1986) e em Administração de Empresas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009).  Possui Doutorado em Relações Internacionais pela Atlantic International University (2019 -área de pesquisa: estados frágeis), Mestrado em Relações Internacionais pela American Military University (2016 - área de pesquisa: operações de paz em estados frágeis), Mestrado em Estudos de Defesa e Segurança Hemisférica pela Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos/Chile (2013 -  área de pesquisa segurança e defesa Hemisférica), Mestrado em Ciências Militares (2005 -  área de pesquisa: doutrina militar terrestre autóctone).  Além disso, possui os seguintes cursos: Avançado de Engenharia pela US Army Engineer School (1998), Avançado de Defesa e Segurança Hemisférica pelo  Inter-American Defense College (2013),   Avançado de Política de Defesa pela National Defense University/USA: (2013);  e Análise de Crises Internacionais pela Escola Superior de Defesa (2022).   Entre outras funções: foi Subchefe da Célula de Engenharia da Missão de Apoio da ONU no Timor Leste, Subcomandante da Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti. Em 2022, conquistou a medalha de ouro do Concurso Aureum Scriptor do Inter-American Defense College com o artigo: A Defesa Interamericana diante dos cenários de agressão ao Continente.

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

DO NASCIMENTO, M. B. (2024). O fenômeno da guerra cognitiva e sua influência nas disputas geopolíticas. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 15(3), 1-15. https://revistageo.com.br/revista/article/view/516