Militarização das respostas de proteção ao Meio Ambiente? uma análise a partir das Operações Verde Brasil 1 e 2

Autores/as

Palabras clave:

Forças Armadas, Desmatamento, Queimadas na Amazônia

Resumen

Esse manuscrito se dedica a refletir a respeito da militarização das operações de respostas à crimes ambientais na amazônica brasileira, de 2018 a 2022, mais especificamente as Operações Verde Brasil 1 e 2. Como realmente se dá o processo de impetração de um decreto de garantia da lei e da ordem? Quem eram os atores institucionais envolvidos nos referidos decretos de GLO ambientais? Como estava organizado o processo de tomada de decisão entre as agências estatais envolvidas? Nesse sentido, propomos como produto desse esforço uma análise crítica sobre um fenômeno no qual se entrecruzam questões ambientais, sociais, institucionais e políticas.

Biografía del autor/a

  • Everaldo Bastos Furtado, Escola de Comando e Estado-Maior - Instituto Meira Mattos
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instrituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Área de Segurança e Defesa.
  • Tássio Franchi, Filiação: Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

    doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB), Professor Adjunto da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)

  • Nádia Xavier Moreira, Escola Superior de Defesa
    Doutora  em  Serviço  Social  pela  Universidade  Federal  do  Rio  de  Janeiro  (UFRJ);  Doutoranda  em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UNB); Capitão de Fragata (T)  da  Marinha  do  Brasil, Assistente  Social,  Professora/Pesquisadora  da Escola Superior de Defesa (ESD)

Publicado

2024-11-08

Cómo citar

Furtado, E. B., Franchi, T., & Moreira, N. X. (2024). Militarização das respostas de proteção ao Meio Ambiente? uma análise a partir das Operações Verde Brasil 1 e 2. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 15(4), 1-26. https://revistageo.com.br/revista/article/view/534