Possibilidades e limites para a participação social no G20 Brasil

Autores

Palavras-chave:

G20, participação social, geopolítica crítica.

Resumo

Uma das inovações da presidência brasileira do G20, iniciada em dezembro de 2023, é a criação do G20 Social, espaço voltado para a participação da sociedade civil. Neste artigo, busca-se sistematizar o processo de criação e funcionamento do G20 Social, bem como mapear limites e possibilidades para a participação social nessa instância de articulação internacional. Desenvolveu-se a hipótese que, conforme o G20 foi ampliando sua agenda em direção a temas não exclusivamente financeiros, a sociedade civil passou a observar o grupo como um espaço no qual suas demandas deveriam estar presentes. O enfoque teórico utilizado é o da geopolítica crítica, que busca superar o estadocentrismo da geopolítica tradicional e incorporar os atores não estatais à análise da política internacional.

Biografia do Autor

  • Gilberto Cunha Franca, Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades / UFSCar
    Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades / Geografia
  • Alina Ribeiro, Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP)
    Pesquisadora do Núcleo de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília (NEL-UnB) e do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDAC-CEBRAP).
  • Carolina Albuquerque Silva, Flacso Brasil. Pesquisadora.
    Doutora pelo Departamento de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília (UnB

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Franca, G. C., Ribeiro, A., & Silva, C. A. (2024). Possibilidades e limites para a participação social no G20 Brasil. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 15(5), 1-16. https://revistageo.com.br/revista/article/view/553