As iniciativas globais da China, o Sul Global e a remodelação da ordem internacional

Autores/as

  • Vinicius Ruiz Albino de Freitas Cebrap
  • Marcos Cordeiro Pires UNESP

Palabras clave:

Crise da globalização, iniciativas globais chinesas, remodelação da ordem internacional.

Resumen

Este artigo busca compreender como as iniciativas globais chinesas estão sendo usadas para reunir apoio em prol da reforma das instituições multilaterais, e como essas políticas se diferenciam da ordem estabelecida ao final da Segunda Guerra Mundial. Além da Organização das Nações Unidas, a China busca exercer influência no debate internacional em fóruns como o BRICS, nas conferências sobre clima e também no G20. A ascensão chinesa e do Sul Global estão entre os fatores cruciais da remodelação da ordem internacional. A crise da ordem liderada pelos norte-americanos caminha simultaneamente à reconfiguração de uma nova ordem, na qual os países do Sul Global possuem um papel de destaque. Dessa forma, discutiremos num primeiro momento a crise da globalização neoliberal e a ascensão da China e, posteriormente, as iniciativas globais chinesas.

Biografía del autor/a

  • Vinicius Ruiz Albino de Freitas, Cebrap
    Doutor em Ciências Sociais pela UNESP e Pesquisador do International Postdoctoral Program do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
  • Marcos Cordeiro Pires, UNESP
    Professor de Relações Internacionais na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e no Programa San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP).

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Freitas, V. R. A. de, & Pires, M. C. (2024). As iniciativas globais da China, o Sul Global e a remodelação da ordem internacional. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 15(5), 1-15. https://revistageo.com.br/revista/article/view/554