A Amazônia como estratégia de política externa na agenda brasileira no G20

Autores

  • Carlos Eduardo Siqueira Universidade de Brasília
  • Edir Veiga Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Carlos Potiara Castro Universidade Federal do Pará- UFPA

Palavras-chave:

Geopolítica

Resumo

Na conjuntura internacional e a partir das reuniões do G20, a Amazônia se tornou referência na agenda ambiental global, e o governo brasileiro a tem como fundamental em sua política externa diante das mudanças climáticas. Consequentemente, este artigo busca analisar o lugar da Amazônia na agenda do G20. A metodologia se dará na análise do discurso do presidente brasileiro no G20 e no rastreamento de processo das Conferências das Partes. Conclui-se que, na segunda década do século XXI, a agenda ambiental-climática ganha status de alta política, e que a região amazônica, a partir de arranjos políticos como o G20, pode ser elevada a outro patamar, para além de mera fornecedora de matéria prima.

Palavras-chave: Amazônia no G20; Governo brasileiro; Mudança climática

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Siqueira, Universidade de Brasília
    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 1995); Especialização em República, Democracia e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2010); Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2012). Doutorado em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB). Atua no estudo sobre Regimes Internacionais, Economia Política Internacional, Democracia, República e Movimentos sociais, Políticas Públicas sobre Meio Ambiente.
  • Edir Veiga, Universidade Federal do Pará - UFPA
    Mestre em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1999) e doutor em Ciência Política pelo IUPERJ da Universidade Cândido Mendes (2004). É professor adjunto IV da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, Estudos Legislativos. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos legislativos, análise política, cálculo estratégico, pesquisas eleitorais, competição política, relações executivo-legislativo, judiciário e eleições. É especialista em Política Brasileira e Instituições Políticas.
  • Carlos Potiara Castro, Universidade Federal do Pará- UFPA
    É Professor do Magistério Superior, nível Adjunto A, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará e Secretário-Executivo da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). Foi professor visitante da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Trabalhou na Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente com cooperação internacional, sobretudo com as agendas da Convenção sobre Diversidade Biológica e com Protocolos Comunitários. Foi pesquisador do Centro Internacional de Políticas Públicas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) da Organização das Nações Unidas. Realizou Pós Doutoramentos no Instituto de Relações Internacionais e no Departamento de Estudos Latino Americanos da Universidade de Brasília. Formado em Comunicação Social e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Paris 8, é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Nota 6 na Capes). Passou um ano letivo junto ao Brazil Center da Universidade do Texas em Austin. Traduziu dois livros sobre cooperativismo "As caixas populares Desjardins" e "História das doutrinas cooperativistas" e as cartilhas "Introdução a Acesso e Repartição de Benefícios". Foi membro da comissão ad hoc de avaliação para a área de Ciências Humanas do Prêmio de Teses da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o Grupo de Trabalho "Sistema-mundo, capitalismo histórico e crise ambiental global" da ANPPAS.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Siqueira, C. E., Veiga, E., & Castro, C. P. (2024). A Amazônia como estratégia de política externa na agenda brasileira no G20. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 15(5), 1-14. https://revistageo.com.br/revista/article/view/556