A COP30 NO BRASIL E ESTUDOS DE DEFESA: UMA PROPOSTA DE CONTRIBUIÇÃO AOS DEBATES

Autores

Palavras-chave:

COP30, Defesa Nacional, Mudanças Climáticas.

Resumo

Este artigo investiga como os Estudos de Defesa podem contribuir aos debates climáticos da COP30, a ser realizada em Belém em 2025. Analisa-se geopolítica climática internacional e a COP30 no Brasil; os Estudos de Defesa e o meio ambiente; e a atuação das forças armadas brasileiras frente às mudanças climáticas. Os resultados apresentam propostas de contribuições do setor de defesa para a COP30, como ator ambiental estratégico. Conclui-se que o setor de defesa oferece subsídios relevantes para os debates climáticos, ao mesmo tempo que destaca a importância do fortalecimento da soberania nacional.

Palavras-chave: 

Biografia do Autor

  • Thiago Bentes de Mello, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

    Mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Exército Brasileiro (2017), é Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2007); especialista nas áreas de Docência ao Ensino Superior pela Universidade Paulista UNIP (2010); Gestão em Controladoria Governamental pela Faculdade Michelângelo (2015); e Relações Internacionais: Geopolítica de Defesa pela UFRGS (2023). Atualmente, está cursando o Curso de Comando e Estado-Maior, e Doutorado em Ciências Militares no Instituto Meira Mattos, ambos na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Downloads

Publicado

2025-06-13

Como Citar

de Mello, T. B. (2025). A COP30 NO BRASIL E ESTUDOS DE DEFESA: UMA PROPOSTA DE CONTRIBUIÇÃO AOS DEBATES. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 16(2), 1-14. https://revistageo.com.br/revista/article/view/608