GEOPOLÍTICA E VIOLÊNCIA POLÍTICO-MILITAR NA ANTIGUIDADE: O IMPÉRIO NEO-ASSÍRIO

Authors

  • Beatriz Maria Soares Pontes

Keywords:

Palavras-chave, Violência Militar. Império Assírio. Antiguidade.

Abstract

A violência militar depende decisivamente dos meios de destruição disponíveis, da organização das forças combatentes e da logística. Os Assírios constituíram um povo marcado pela ambição, além de uma violência extrema. Para os Assírios não bastava a conquista passageira de amplos territórios. O objetivo residia, na incorporação definitiva das regiões conquistadas pelo Estado assírio. O desenvolvimento e a atividade do Exército assírio proporcionaram, em todo o Oriente Próximo, um clima de terror e medo, devido à sua brutalidade. A cultura bélica que a Assíria impunha sobre os seus subordinados, reforçava o empobrecimento e a opressão dos referidos. Os Assírios aparecem como fundadores de um império, no qual os protetorados e os reinos tributários foram praticamente substituídos por rigorosa organização de províncias controladas diretamente pelo poder central. No campo estratégico, trouxeram inovações: iniciaram a transferência dos povos conquistados entre as províncias, em impressionantes caravanas de milhares de exilados, com a finalidade de desarraigar qualquer sentimento nacionalista.

 

Palavras-chave: Violência Militar. Império Assírio. Antiguidade.

Author Biography

  • Beatriz Maria Soares Pontes
    Possui Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1960), Mestrado em Geografia pela Universidade de Paris I (Sorbonne) (1971), Doutorado em Ciências Humanas  pela Universidade de São Paulo (1983), Professora Titular do Departamento de Geografia da UFRN (2006) e Livre-Docência em Geografia pela UNESP (2008). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e docente integrada à equipe que trabalha em pesquisas sobre Movimentos Socioterritoriais e Dinâmicas Espaciais do Departamento de Geografia da UFPE e membro do Centro de Estudos Geopolíticos e Relações Internacionais (CENEGRI-RJ). Neste Centro também desenvolve a investigação científica na área pertinente aos assuntos do referido Centro. É sócia da Associação dos Geógrafos Brasileiros, sócia da Associação de Geografia Teorética, membro do conselho editorial do Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais, consultora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, consultora ad-hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, consultora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e consultora ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando, principalmente, nos seguintes temas: geografia política e geopolítica, cidade, meio ambiente, planejamento urbano, território e espaço.

Published

2018-01-30

How to Cite

Pontes, B. M. S. (2018). GEOPOLÍTICA E VIOLÊNCIA POLÍTICO-MILITAR NA ANTIGUIDADE: O IMPÉRIO NEO-ASSÍRIO. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 9(1), 108-124. https://revistageo.com.br/revista/article/view/205