A Propriedade na Doutrina Social da Igreja Católica

Autores

  • Rhuan Reis do Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Alessandro Garcia da Silva

Palavras-chave:

Doutrina Social da Igreja, Direito Natural, Propriedade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as especificidades da abordagem proposta pela Igreja Católica ao tema da propriedade, principalmente nos documentos que constituem a chamada “Doutrina Social”, publicados a partir do final do século XIX. Examinamos, para isso, as raízes históricas dessa abordagem,  demonstrando sua filiação à concepção medieval da propriedade, e, mais especificamente, à filosofia jurídica e moral de Tomás de Aquino.

Biografia do Autor

  • Rhuan Reis do Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Graduado em História pela Universidade Católica de Petrópolis. Mestrando, bolsista Capes, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Alessandro Garcia da Silva

    Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Instituto Federal Fluminense. 

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Nascimento, R. R. do, & Silva, A. G. da. (2018). A Propriedade na Doutrina Social da Igreja Católica. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 9(2), 106-121. https://revistageo.com.br/revista/article/view/224