PRODUÇÃO DE SENTIDOS E CONSUMO CULTURAL NA HALLYU: SEMIOSE E COMPORTAMENTO VERBAL DO FANDOM BRASILEIRO DE LEE JUNHO
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-067Palavras-chave:
Fandom, Hallyu, Semiótica, Análise do Comportamento, Indústria CulturalResumo
Este artigo analisa a popularização da cultura pop sul-coreana entre mulheres brasileiras, com foco no consumo de K-dramas, K-pop e na figura do artista Lee Junho. A partir da análise qualitativa das mensagens trocadas em um grupo de aplicativo de troca de mensagens organizado para os shows do artista em São Paulo em março de 2025, investigam-se os sentidos produzidos nas interações, os padrões de engajamento e os vínculos estabelecidos. Articulando a semiótica peirceana, a análise do comportamento de Skinner e a crítica à indústria cultural, o estudo demonstra que o fandom opera como uma comunidade verbal e como prática cultural selecionada por suas consequências sociais. Os resultados evidenciam que o engajamento é mantido por contingências de reforço social, pelo seguimento de regras e pela circulação de signos afetivos que produzem pertencimento e regulação emocional. Embora inserido na lógica da indústria cultural, o consumo mobiliza práticas de acolhimento, identificação e transformação pessoal, revelando o potencial do fandom para atuar como espaço de reforço simbólico, suporte subjetivo e reconfiguração identitária.
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Referências
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