A BNCC E AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR E DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-056Palavras-chave:
Competências, Professor/a de Educação Física, BNCCResumo
Este estudo tem como objetivo identificar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a concepção de Educação Física e as competências que o professor e a professora de Educação Física devem seguir para materialização da proposta preconizada na BNCC em sua prática pedagógica cotidiana. Para tanto, mapeou-se a produção científica através do estado do conhecimento que visa identificar e sistematizar o que já foi produzido acerca da temática em um determinado tempo e espaço. Nos objetivos específicos buscou-se identificar a concepção da BNCC e os determinantes teóricometodológicos apresentados no documento, as competências do professor e da professora de Educação Física na materialização da proposta do documento no contexto da formação básica. Enquanto método de pesquisa, utilizamo-nos do materialismo Histórico Dialético. A revisão bibliográfica com análise do documento BNCC, e em particular, a análise das competências gerais e competências específicas da Educação Física. Constatou-se que a concepção de Educação Física apresentada na BNCC está pautada na adaptação dos educandos à sociedade atual, através da aquisição de competências e habilidades que estruturam o novo pensamento educacional dando sustentabilidade ao processo de reestruturação produtiva. A BNCC preconiza a ação do professor e da professora de Educação Física por competências, de forma a dialogar com as novas condições do mundo do trabalho. Dessa forma, o documento efetiva uma ligação entre as competências a serem desenvolvidas nos educandos ao longo da sua trajetória escolar e as competências que o professor precisa desenvolver na atuação pedagógica cotidiana. Dentre as competências específicas para o professor e professora de Educação Física destacam-se planejar e empregar estratégias para resolver desafios, interpretar e recriar valores, sentidos e significados atribuídos às diferentes práticas corporais, valorizar o trabalho coletivo e o protagonismo no desenvolvimento, experimentação e apreciação das diferentes práticas corporais.
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