NEUROEDUCAÇÃO DIGITAL: QUANDO A CIÊNCIA DO CÉREBRO ENCONTRA A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-233Palavras-chave:
Neurociência, Tecnologia, Metodologias AtivasResumo
A integração entre neurociência, educação e tecnologia tem se consolidado como um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, uma das maiores oportunidades para o campo educacional contemporâneo. A relevância desse tema está no fato de que os modelos tradicionais já não atendem às necessidades de uma sociedade marcada por rápidas transformações sociais, culturais e tecnológicas. Nesse contexto, refletir sobre como esses três campos podem dialogar é essencial para repensar as práticas pedagógicas e ampliar as possibilidades de aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar como a articulação entre neurociência, educação e tecnologia pode contribuir para práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas às demandas do século XXI. Para atingir esse propósito, adotou-se uma pesquisa bibliográfica em bases reconhecidas, como Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de modo a reunir produções científicas recentes e consistentes sobre o tema. O artigo organiza-se em quatro eixos: a contribuição da neurociência para a compreensão da aprendizagem; os desafios e perspectivas da educação no século XXI; o papel das tecnologias digitais como recursos pedagógicos; e, por fim, a integração entre neurociência, educação e tecnologia como caminho promissor para ambientes de aprendizagem mais inclusivos, críticos e inovadores. Os resultados apontam que essa articulação, quando conduzida de forma crítica e responsável, fortalece o papel da escola como espaço de transformação social e prepara melhor os estudantes para os desafios contemporâneos.
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