MIGRAÇÃO DE TALENTO HUMANO: IMPACTOS ECONÔMICOS, PSICOSSOCIAIS E INSTITUCIONAIS

Autores

  • Alberto Abad UNIFAP

Palavras-chave:

Migração. Talento humano. Efeito Barreira. Políticas Públicas.

Resumo

RESUMO

O fenômeno da globalização é um processo que abrange as causas, curso e consequências da integração transnacional e transcultural de atividades humanas e não humanas. Assim, as fronteiras entre países tornam-se espaços privilegiados nos processos de cooperação e integração regional e, portanto, podemos considerar a fronteira como o elemento nuclear da Geopolítica. Neste contexto, a migração internacional de talentos é um fenômeno abrangente com múltiplas modalidades que pode ser analisada a partir das oportunidades em termos de intercâmbio, fluxos de capital e transferências de tecnologia para os países em desenvolvimento, mas também como um empecilho no desenvolvimento do país de origem. O objetivo do presente artigo é analisar o fenômeno de migração internacional de talento humano considerando seus impactos econômicos, psicossociais e institucionais (políticas públicas). A metodologia proposta é do tipo descritiva apoiada em pesquisa bibliográfica, que incluiu livros e publicações periódicas que abordam os estudos atuais sobre a mobilidade internacional de talento e Teorias das Relações Internacionais.

Biografia do Autor

  • Alberto Abad, UNIFAP

    Mestrando em Estudos de Fronteira PPGEF-UNIFAP, formado em Psicologia e Administração, com pós-graduação em Hipnoterapia Ericksoniana e Programação Neolinguística. Atualmente fazendo graduação do curso de Letras na Universidade UNOPAR. Professor de Psicologia na Universidade CUT (México), e Universidad del Desarrollo Profesional (México).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-01-30

Como Citar

Abad, A. (2018). MIGRAÇÃO DE TALENTO HUMANO: IMPACTOS ECONÔMICOS, PSICOSSOCIAIS E INSTITUCIONAIS. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 9(1), 94-107. https://revistageo.com.br/revista/article/view/204