Apontamentos acerca da Política Nacional de Meio Ambiente

Autores

  • Isonel Sandino Meneguzzo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

Política Nacional de Meio Ambiente, Política ambiental, Brasil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar apontamentos teóricos e empíricos relacionados à Política Nacional de Meio Ambiente, a partir da análise do contexto econômico e socioambiental em que surgiu, tratando de sua repercussão no campo prático. Elementos teóricos e empíricos permitem inferir que passadas aproximadamente quase quatro décadas de sua publicação, a Política Nacional de Meio Ambiente ainda serve como diretriz fundamental no tocante a relação existente entre o uso dos recursos naturais e a conservação da natureza. Outro elemento circunstancial que valida esta ideia é o fato de que a Constituição Brasileira publicada em 1988 ao tratar do meio ambiente demonstra consonância com os pressupostos estabelecidos na Política Nacional de Meio Ambiente.

Biografia do Autor

  • Isonel Sandino Meneguzzo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
    Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Meneguzzo, I. S. (2019). Apontamentos acerca da Política Nacional de Meio Ambiente. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 11(1), 76-84. https://revistageo.com.br/revista/article/view/279