ENERGIA E NAÇÃO: O PETRÓLEO COMO MITO NO NACIONALISMO IRANIANO

Autores

  • José Alexandre Altahyde Hage Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo, campus de Osasco.

Palavras-chave:

Nacionalismo, Oriente Médio, Geopolítica do Petróleo

Resumo

Neste artigo temos o objetivo de analisar em que medida a política nacionalista iraniana, centrada no petróleo, ajudou a fundamentar uma ideia de nação em 1952, por meio de mito de unidade nacional, no momento em que o Irã procurava reafirmação nacional frente às antigas potências europeias que ainda mantinham largos interesses no Oriente Médio. Para tanto, utilizamos a literatura histórica e analítica devotada ao tema, bem como de suporte de outros conhecimentos, como os de sociologia.

Biografia do Autor

  • José Alexandre Altahyde Hage, Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo, campus de Osasco.
    Possui Pós-Doutorado em História, Brasil Republicano, pela Universidade Federal Fluminense. É doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

Hage, J. A. A. (2020). ENERGIA E NAÇÃO: O PETRÓLEO COMO MITO NO NACIONALISMO IRANIANO. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 11(4), 17-32. https://revistageo.com.br/revista/article/view/304