A guerra híbrida na Síria e o uso de métodos não convencionais: uma análise de 2011 a 2019

Autores/as

  • Issam Rabih Menem UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Karolina Morais Silva Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Lucas kerr Oliveira Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Palabras clave:

Guerra Híbrida, Síria, Oriente Médio.

Resumen

Neste artigo, apresentamos os diferentes métodos não convencionais de guerra utilizados contra o governo de Bashar Al-Assad. Inicialmente, foram analisadas as teorias que debatem o novo caráter tático das guerras contemporâneas e seus métodos não convencionais. Em seguida, discutiu-se brevemente o papel das potências regionais e da balança de poder regional no Oriente Médio para compreender o entorno geopolítico em que a Síria se insere. Por fim, foram apresentados os antecedentes e o escalamento do conflito sírio, entre os anos de 2011 e 2019, com o fim de identificar algumas das principais táticas adotadas pelas Grandes e Médias Potências envolvidas no conflito.

Biografía del autor/a

  • Issam Rabih Menem, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador associado do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI). E-mail: issam_menem@hotmail.com
  • Ana Karolina Morais Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
    Mestranda em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Bolsista de Pós-Graduação (DS/UNILA). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI). E-mail: ana.morais@aluno.unila.edu.br.
  • Lucas kerr Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
    Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do curso de Graduação em Relações Internacionais e Integração e do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI). E-mail: lucas.oliveira@unila.edu.br.

Publicado

2020-08-12

Cómo citar

Menem, I. R., Morais Silva, A. K., & kerr Oliveira, L. (2020). A guerra híbrida na Síria e o uso de métodos não convencionais: uma análise de 2011 a 2019. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 11(3), 43-58. https://revistageo.com.br/revista/article/view/312