UM DIÁLOGO ENTRE A TEORIA DA SECURITIZAÇÃO E A GEOPOLÍTICA CRÍTICA

Autores

  • Gregor G. A. A. de Rooy Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Palavras-chave:

Teoria da Securitização, Geopolítica Crítica, Diálogo

Resumo

Neste estudo debate-se as similaridades entre as lentes conceituais da geopolítica crítica, a dizer, a ideia do outro, a dimensão do discurso, o intellectual of statecraft e a prática geopolítica; e os conceitos da teoria da securitização, que são: o objeto referente, o ato de fala, a audiência, o ator securitizador, o movimento securitizador, a ameaça existencial, a securitização e a politização. Feito isto conclui-se que há profundas semelhanças entre os campos de estudos, ainda que a teoria da securitização seja mais adequada para a análise de um processo de segurança mais bem definido enquanto que a geopolítica crítica adequa-se mais ao estudo de processos de controle do território.

Biografia do Autor

  • Gregor G. A. A. de Rooy, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
    Graduado em Ciências Sociais pela UFPE, possui especialização em Relações Internacionais pela Faculdade Damas da Instrução Cristã, mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e é aluno de doutorado pela mesma Escola.

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

de Rooy, G. G. A. A. (2020). UM DIÁLOGO ENTRE A TEORIA DA SECURITIZAÇÃO E A GEOPOLÍTICA CRÍTICA. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 11(4), 96-110. https://revistageo.com.br/revista/article/view/313