Fortes na Amazônia brasileira: controle territorial e rede urbana

Autores/as

Palabras clave:

fortes, Amazônia brasileira, controle territorial.

Resumen

Diversas formas espaciais pontuais ou lineares foram sendo materializadas na Amazônia para fins de estabelecer o controle territorial, oriundas em sua maioria de ações geopolíticas que foram sendo instituídas desde o início do processo de ocupação português até o período atual, obviamente que os objetos geográficos instituídos na região não possuem as mesmas funções formas espaciais, contudo o enfoque na necessidade constante de assegurar o controle e a integração territorial ainda ressoa enquanto objetivo geopolítico do Estado brasileiro nesta porção territorial. Nesse contexto, este texto versa sobre o controle territorial estabelecido na Amazônia com a construção dos fortes.

Biografía del autor/a

  • Fredson Bernardino Araújo da Silva, UFAM
    Graduado, Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM.
  • Thiago Oliveira Neto, UFAM/USP
    Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo-USP. Professor-substituto do Departamento de Geografia da UFAM.

Publicado

2023-01-05

Cómo citar

Silva, F. B. A. da, & Oliveira Neto, T. (2023). Fortes na Amazônia brasileira: controle territorial e rede urbana. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 13(4), 1-14. https://revistageo.com.br/revista/article/view/422