A geoeconomia da presença chinesa no Brasil através dos Investimentos Externos Diretos: o caso do setor de energia elétrica (2007-2021)

Autores

Palavras-chave:

Brasil, China, Investimentos Externos Diretos, Grande Estratégia.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar os fluxos de Investimento Externo Direto da China destinados ao setor de energia hidrelétrica no Brasil. Nossa hipótese é a de que esses investimentos se inserem em um processo mais amplo por parte do Estado chinês, denominado Grande Estratégia, que implica na maior projeção externa, através de duas forças fundamentais: a acumulação de poder (projeção da China no exterior) e a acumulação de capital (presença dos capitais em âmbito internacional). Portanto, o incremento das relações econômicas entre China e Brasil deve ser compreendido no contexto de um posicionamento ativo daquele país na economia-mundo capitalista.

Biografia do Autor

  • Helton Ricardo Ouriques, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor Titular dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação (PPGRI) em Relações Internacionais da UFSC.

    Área: Economia Política Internacional, Geopolítica, Geografia Econômica.

  • Mariana Collette Piai Ersina, PPGRI - Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC
    Doutoranda em Relações Internacionais junto ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UFSC e Mestre em Sociologia pelo PPGS da UFGD.

Downloads

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Ouriques, H. R., & Ersina, M. C. P. (2023). A geoeconomia da presença chinesa no Brasil através dos Investimentos Externos Diretos: o caso do setor de energia elétrica (2007-2021). REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 14(1), 1-17. https://revistageo.com.br/revista/article/view/446