PRIORIZAÇÃO, CAPACIDADES MILITARES E DEFESA NO BRASIL: uma análise à luz da guerra russo-ucraniana

Autores

Palavras-chave:

Defesa Nacional, Projetos Estratégicos, Priorização.

Resumo

A literatura emergente sobre lições da guerra da Ucrânia se dedica em geral à apreciação de plataformas, sistemas de armas e seu emprego. Distinto dessa tendência, o presente artigo defende que para o Brasil, a principal lição a se extrair da guerra russo-ucraniana está na relevância da priorização para a construção de capacidades militares necessárias na multipolaridade. O artigo analisa o Portfólio de Projetos Estratégicos Defesa (PPED, 2020-2031), confrontando-os com o contexto orçamentário. Em suas conclusões, argumenta que para o Brasil, a guerra russo-ucraniana deve ser percebida como uma conjuntura crítica em que a priorização de projetos estratégicos é vital no contexto de uma geopolítica multipolar.

Biografia do Autor

  • Augusto W. M. Teixeira Júnior, Universidade Federal da Paraíba

    doutor em Ciência Política (UFPE), com Estágio Pós-Doutoral em Ciências Militares (IMM-ECEME). Professor Associado I do Departamento de Relações Internacionais da UFPB e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, da mesma instituição. Pesquisador INCT-INEU. Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (GEESI/UFPB /CNPq). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ). Pesquisador do projeto Mísseis e Foguetes na Defesa Nacional: O Sistema Astros Como Elemento de Transformação Militar, PROCAD-DEFESA 2019. 

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Teixeira Júnior, A. W. M. (2023). PRIORIZAÇÃO, CAPACIDADES MILITARES E DEFESA NO BRASIL: uma análise à luz da guerra russo-ucraniana. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 14(2), 1-15. https://revistageo.com.br/revista/article/view/459