A EXPANSÃO GEOPOLÍTICA CHINESA NO ATLÂNTICO SUL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O BRASIL

Autores

  • Mario A Santos Escola de Comando e Estado Maior do Exército - ECEME

Palavras-chave:

Expansão Geopolítica, China, Atlântico Sul

Resumo

O século XXI é palco de uma reconfiguração do tabuleiro geopolítico mundial, contexto no qual o Atlântico Sul vem se tornando um eixo marítimo de grande relevância por razões de ordem geoeconômicas diversas. Assim, a China, que já se caracterizava pela acentuada presença na África, vem ampliando sua área de influência no Atlântico Sul. Entretanto, esta expansão geopolítica tende a se chocar com os interesses brasileiros na região, dado o Brasil vislumbrar o Atlântico Sul como parte de seu entorno estratégico, devendo empreender esforços quanto à dissuasão de potências extrarregionais na região. Isto posto, cabe investigar, mediante a utilização de uma metodologia qualitativa, a expansão geopolítica chinesa no Atlântico Sul e pretensas implicações concernentes à projeção de poder do Brasil na região.

Biografia do Autor

  • Mario A Santos, Escola de Comando e Estado Maior do Exército - ECEME
    Graduado em Economia (IE-UFRJ), especiaista em História das Relações Internacionais (UERJ) e mestre em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ). Atualmente curso doutorado em Relações Internacionais no IRI PUC-Rio e em Ciências Militares no PPGCM ECEME.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Santos, M. A. (2023). A EXPANSÃO GEOPOLÍTICA CHINESA NO ATLÂNTICO SUL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O BRASIL. REGEO- REVISTA INTERDISCIPLINAR, 14(4), 1-14. https://revistageo.com.br/revista/article/view/484